terça-feira, 17 de maio de 2005

Cultura

"A cultura está acima da diferença da condição social"
.
Confúcio

14 comentários:

Anónimo disse...

Concordo. Cultura não tem a ver com graus académicos nem com posição social. É algo muito mais interior... Há quem simplesmente não queira saber do mundo que o rodeia, apesar de ter um canudo na mão. Cultura é beber o mundo à nossa volta. Beijo grande, Gustavo :)

Double S disse...

A condição ou "posição" social nada tem a ver com a cultura de cada um. Depende de cada ser nais ou menos rico culturalmente.

augustoM disse...

A cultura é a riqueza do espírito, a coisa mais preciosa que o homem pode ter.
Um abraço. Augusto

Anónimo disse...

"Cultura" é um mágico presente que ganhamos no berço, cultivamo-la ao longo da vida e perdemo-la num caixão.
É por este motivo que os cemitérios são imensas bibliotecas onde em cada campa se enterram as mais belas e fascinantes enciclopédias que são as "Enciclopédias da Vida"

Suor do Xisto

Leonor disse...

quer dizer.........
penso que não é bem assim como o confúcio nos quer fazer crer...

claro que encontras gente de condição social mais fraca (bem, não me quero meter por termos politicamente incorrectos como hoje em dia se diz por ai) com alguma cultura e gente de condição social mais elevada sem nenhuma cultura... mas na verdade há diferenças.
a posição social, o dinheiro proporciona mais coisas para ler.

obrigado por me avisares acerca do jantar do FRATERNIDADE.

abraço da leonor

Anónimo disse...

O Suor do Xisto tem razão. Quanto conhecimento se perde porque deixámos de ouvir os mais velhos?
Em África ainda continua a ser passada pelos mais velhos a cultura do povo e as tradições que contornam a sua identidade.

Bjs DAD

AnaP disse...

Eu concordo em que ser-se culto não tem a ver com a condição social. Tem a ver com o grau de interesse pelas coisas. Agora, desfrutar da cultura é que já exige uma carteira recheada, porque infelizmente um livro, um cd, um espectáculo, são caros. Enfim, sou sempre a voz do contra, não é? Beijinhos!

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Olá amigos,

Cá ando eu a espicaçar as mentes alheias, trazendo à colação temas que estão sempre na ordem do dia. A cultura é um desses temas. Confúcio deixou-nos este pensamento, sobre a cultura, que é universal e bastante premente. O mundo ocidental, onde nos inserimos, e em que vivemos influenciados por uma matriz euro-atlântica de pensamentos, de valores, não deixa que, por vezes, certas diferenças sociais se esbatam mesmo em face da democracia.

A cultura é para todos, igual, desde que nascemos, não sendo necessário que tenhamos de pertencer a uma classe social para dela poder usufruir e crescer interiormente.

Como bem dizia Fernando Pessoa, ao qual vou beber as seguintes palavras, é preferível ao homem ser culto do que erudito. Sendo erudito (e pensarão alguns que é mais importante) apreende ideias, coisas, para se sentir mais seguro, para poder desenvolver a sua actividade profissional.

Mas, se o homem quiser ser culto, de cada vez que apreender algo, acrescentará essa mais-valia à sua alma, crescendo interiormente, sedimentando os verdadeiros valores, e ajudando as pessoas em seu redor a crescer, também.

Ora, essa mais-valia não depende de poder económico ou social. Está acima desses rótulos e pode ser cultivada por todos, se assim o quiserem e ansiarem.

Preferirei ser culto a erudito, aprendendo todos os dias com tudo e com todos, sem ligar às plataformas sociais estabelecidas, mas sim ao valor intrínseco de cada um e ao que cada um acrescenta à nossa bela Polis.

Unknown disse...

Essa é a verdade mais honesta que já´li.Um abraço

Anónimo disse...

Excelentemente, verdadeira esta frase. Embora muitas pessoas não pensem dessa forma, a verdade é a dita na frase. Boa escolha! Maria do Céu.

Leonor disse...

Grande comentário Gustavo que ficaria muito melhor logo na abertura do Post. é que assim, pode passar despercebida a tua ideia. o que é pena.

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Olá Leonoretta,

Bem sei que o meu entendimento poderia passar despercebido.

Mas, como me interessa, também, o que os outros transmitem, optei por esperar um pouco para poder intervir.

Ao fim e ao cabo, não sou mais do que um moderador neste debate sobre a cultura...

Anónimo disse...

Muito bem Gustavo!

Pelo comentário que poderia ser POST e pela postura adoptada no blog.
Como sempre culto, sensível e generoso!

Beijos DAD

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Dad,

Obrigado pelas amáveis palavras, mas trata-se apenas de um dever, de um dever de todos nós, para connosco e para com os outros.

Um beijinho