quinta-feira, 23 de junho de 2005

João, o Baptista




João Baptista por Leonardo Da Vinci


Apesar de se tratar de um santo bastante enigmático, e de poder ter estado ligado à comunidade de Qumran, é tido como alguém que teve uma grande actividade profética. São Lucas diz-nos que "a palavra de Deus foi dirigida a João filho de Zacarias, no deserto", através daquilo que o próprio Santo denominou de comunicações celestes. João terá sido culto, carismático, com uma pregação cujo conteúdo ateia a esperança, razão pela qual "todo o povo" acorre a ele.

.

Também é conhecido por, por volta dos seus 30 a 32 anos de idade, ter baptizado a Jesus, em quem reconheceu o Cristo, o Ungido, aquele que vem cumprir as promessas das Escrituras, sendo já nessa altura um Mestre com uma roda de inúmeros discípulos, transitando alguns deles, posteriormente, para Jesus Cristo, vindo a tornar-se importantes apóstolos.

.
Porém, as suas críticas aos amores ilícitos de Herodes Antipas levaram-no à prisão e posteriormente ao martírio, por decapitação, em Maqueronte.

.

Muito mais se poderia escrever sobre um Santo cuja tradição inspira muitos portugueses e é motivo de grandes celebrações anuais por todo o país durante estes dias de Junho. No entanto, mais vale ganhar a esperança que desde sempre nos ensinou a procurar, celebrando com todos, em casa e na rua, a alegria da existência.

7 comentários:

augustoM disse...

Gustavo, João Baptista é sem dúvida um dos personagem fundamentais do cristianismo, embora o tenham relegado um pouco para segundo plano.
Segundo a tradição, a pesar de sua mãe Isabel ser estéril, o seu nascimento é anunciado pelo anjo Gabriel a seu pai, Zacarias, durante uma visita ao Templo. Um dos acontecimentos mais importantes da sua vida é a Visitação. Isabel grávida de seis meses é visitada por Maria, futura mãe de Jesus. João Batista, ainda no ventre materno, vibra de alegria ao sentir a presença da mãe do Salvador. Duas crianças, João Baptista e Jesus, em que a primeira anuncia e prepara a vinda da segunda.
Um abraço. Augusto

Leonor disse...

Creio que tive conhecimento, mas nao me lembro muito bem, deste facto contado pelo augusto, num livro intitulado "jesua na fogueira". interessante esse livro.
interessante é também o percurso filosófico deste homenm e de Jesus.
Abraço da leonor

Anónimo disse...

um artigo que nos cultiva. Bem haja pelo seu trabalho. Cumprimentos, Maria do Céu.

Amita disse...

Um bom trabalho acompanhado de uma bela tela de Leonardo com o toque enigmático tão característico dele. Grata pela partilha. Abraço

augustoM disse...

Ò gustavo, estou a ver que a malta anda nais dedicada à praia, não há quem os veja.
Um abraço. Augusto

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Olá a todos! Agradeço-vos a todos os comentários acerca de João Baptista e que são o espelho daquilo que ele nos legou, sempre envolto numa aura de mistério e de iniciação ao saber que o «abraça».

Augusto: Não me tenho dedicado à praia, pois até prefiro o campo. Simplesmente estive fora por uma semana, na montanha, e agora ando a arrumar a vida para as novas etapas que se seguem, e que roubam algum do meu tempo para me dedicar à blogosfera. Não querendo ser presunçoso, sei que sentem um pouco a falta dos meus comentários tal como eu sinto a falta de os escrever e de partilhá-los convosco, após leitura atenta dos vossos Post's. Peço-vos desculpa e compreensão pela omissão, mas creio que dentro em breve já poderei novamente prestar-vos mais atenção e amizade.

Um abraço para todos

AnaP disse...

Pois... Salomé pediu a cabeça dele numa travessa de prata... O que os homens parvos não fazem por mulheres belas... tsssc...