quinta-feira, 2 de junho de 2005

Em conversa com Deus



Água, de autor anónimo


Fui desafiado pela minha querida amiga Ana para que respondesse a um pequeno inquérito e o publicasse, aqui no Ars Lusa.

O referido inquérito/desafio, tal como ela refere, advém de um blog que visitou, o
confessionário de um padre, onde o descobriu e repescou para divulgação.

Tal como ela o referiu, também aqui está aberto o campo para vocês, se quiserem, responderem ao mesmo, do vosso jeito, de acordo com o vosso sentir, enquanto comentário.


As questões estão redigidas tal como a Ana as entendeu trajar, sendo as respostas as que me ocorreram tendo em conta as circunstâncias actuais que conformam e moldam a Humanidade:


Imagina que Deus marcou um encontro contigo num determinado restaurante perto da tua casa. Imagina-te sentado/a ao Seu lado, a dialogar com Ele. E agora pergunto eu [sic]:

.

1 - Qual era a ementa que Lhe sugerias e porquê?
Talvez Lhe sugerisse que começássemos por beber um pouco da água que representa a nossa Fons Vitae, sem a qual nada somos, com o ensejo de lhe demonstrar que é necessário que inspire a humanidade a não polui-la, pois precisará dela sempre… Depois, talvez procurasse uma ementa composta por pequenos pratos representativos de todas as diferentes culturas a nível mundial, que não podem ser esquecidas sob pena de sermos sempre parcelares na apreciação do génio humano e de todos os povos.


2 - Que motivo teria Deus para querer almoçar contigo?
Não sei. Mas sentir-me-ia honrado e tentaria ser digno da Sua companhia, tentando aprender o máximo, amadurecer mais um pouco, e demonstrar, também, porque razão é que somos todos considerados Seus filhos, fruto de Criação Divina.


3 - Fazia-te perguntas acerca da Igreja. Que Lhe contavas?
Dir-lhe-ia que as Igrejas necessitam de um salvo conduto Seu para se poderem afastar do caminho menos próprio que escolheram e que é fonte de todos os males e desinteligências que criaram ao longo dos séculos, na ânsia de protagonismo, criando excesso de dogmatismo em vez da procura da verdade e da humildade em querer percorrer um caminho de desenvolvimento espiritual. Dir-lhe-ia, também, que existem muitas pessoas com empenhada fé interior que gostariam de poder transmiti-la aos que as rodeiam, mas que por falta de unidade de credos, se sentem molestadas psicologicamente devido a excesso de interpretações religiosas, e que, enfim, através do Ecumenismo, talvez se conseguisse chegar à Verdade…


4 - Dava-te a possibilidade de te concretizar um desejo. Que pedias?
Pedir-lhe-ia que, pelo menos por um dia, toda a humanidade parasse para reflectir acerca do seu passado (de tudo o que tinha percorrido e de todo o bem e mal que fez a si e ao meio envolvente), do seu presente e dos seus anseios para o futuro.


5 - No final da refeição, pedia-te uma recordação. Que lhe oferecias?
Um abraço Paternal, se tal me fosse permitido, para poder sentir a sua energia conciliadora, em abandono de criança nos braços de Alguém protector, e tentar compreender um pouco da essência que nos une e diferencia enquanto ser Divino e ser corpóreo.


6 - Por fim, oferecias-Lhe um café com ou sem açúcar? Porquê?
Com açúcar, para que sentisse o mesmo que eu sinto quando bebo um café, em jeito de partilha de emoções.

7 - Quem pagava a conta?
Pagaria eu em sinal de agradecimento pela Sua e minha existência.


8 - Quem vais sugerir (3 pessoas) para almoçar com Ele? E porquê?
Não sugiro ninguém em especial, pois todos são bem vindos nesta «casa». No entanto, agradeço, desde já, a quem entender publicar o inquérito no respectivo blog, que deixe aqui a referência a tal facto como comentário, para poder ser partilhado por todos os visitantes.

13 comentários:

Anónimo disse...

RESPOSTA AO QUESTIONARIO :

1°- Bacalhau com migas na telha do Tábua d'Aço com azeite da Pena da Rosa.

2°- Obrigarme a mudar de Regime (Político e alimentar). Até aceito desde que não me obrigue a mudar de clube. Aí prefiro mudar de religião - Sporting até no Céu...

3°- Que a coisa aqui tá preta.

4°- Se Ele podia dar um geitinho aqui neste Jardim à beira mar plantado.

5°- Um bom Vinho Fino, não do Porto mas de Tabuaço.

6°- Sem açúcar p'ra Ele também sentir as amarguras da vida. a democracia é p'ra todos.

7°- Ele que tá melhor de vida.

8°- Os 3 candidatos à Camara Municipal de Tabuaço. E eu e os meus amigos na mesa ao lado p'ra escutarmos a "Choradeira".

Um abraço

Suor do Xisto

AnaP disse...

Meu querido, adorei as tuas respostas. Foi por saber que ias estar à altura do desafio que te escolhi. O pessoal tem andado preguiçoso, pá! Só uma pessoa é que respondeu nos comentários, acreditas??? Um beijo enorme para ti!

Anónimo disse...

Pareces-me ser uma pessoa muito doce :) Aliás, para seres amigo da Ana, deves ser uma excelente pessoa mesmo, pois sei que ela escolhe bem os amigos :) Gostei muito das tuas respostas. Mais um cafezinho com açúcar :) Beijo grande.

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Suor do Xisto: Creio que seria uma refeição um tanto invulgar, controvertida e algo hilariante...

AnaP: Obrigado. Tu é que me puxaste para que desse uso à pena e rabiscasse alguns pensamentos salutares... Muito carinho para ti, minha amiga!!

Carla: Bem, bem, assim fico corado de tanto doce. E ainda por cima sou guloso... Ai o pecado da gula... Sim, a Ana sabe com quem lida, para o bem e para o mal (ou menos bem)... Obrigado pelo comentário. Como já te disse, também gostei das tuas respostas no teu blog. A não perder pela simplicidade de bons pensamentos.

Leonor disse...

Gustavo
achei as tuas respostas sublimes, dotadas de uma sensibilidade humana incrível.
O abraço paternal que Lhe oferecias... divino.

Anónimo disse...

Este foi o jantar que escolhi e que já estava no blog do Confessionário mas que transcrevo aqui com muito prazer e com o meu nome mesmo, porque ali, na altura, assinei Mulher,

Então aí vai!
Marcámos o jantar para um restaurante pequeno, junto ao mar.
Ele disse que sabia que eu faria isso porque no mar também O vejo sempre!
Primeiro aspirámos o perfume da maresia e escolhemos juntos:

Peixe grelhado e salada (falamos mais do que comemos)

Ai Ele disse-me que queria saber a minha opinião sobre o que estava a acontecer
na dita Sua Igreja, onde Ele se revia muito pouco. Disse-me que não gostaria de ter tido uma organização assim, mas que os Seus filhos ainda são todos crianças e limitam-se, grande parte deles, a brincar ao Poder, em vez de viver o Amor que foi o que Ele quis ensinar...
Disse-me que todos ainda estamos na idade infantil e que misturamos muito a matéria e o espirito, fazendo pouca distinção entre os campos, o que faz sofrer muita gente, mas que criança é bagunceira mesmo e nós ainda somos crianças para Ele. Discutimos demais e fazemos de menos. Ainda não percebemos que a Terra poderia ser um reflexo do Céu!
Perguntou-me qual o meu desejo que estava por concretizar e que eu queria muito. Eu disse-lhe: Meu Deus faz com que todos os homens se entendam e tenham o suficiente para viver,para que a fome acabe no mundo e o Planeta Terra seja preservado; Aí Ele sorriu e disse: Estás a ver minha filha, como tu ainda és infantil? Eu não devo fazer isso. Vocês devem fazer isso! Isso faz parte da vossa aprendizagem!
Depois quis dar-lhe uma das minhas pinturas. Arranjei um formato pequeno, pois seria mais facilmente transportável. E Ele disse: Vou levar o espírito do teu quadro! É só o que me interessa. O resto, a terra vai comer, um dia...
Bebemos os dois um café sem açúcar porque ambos quisemos saborear a essência do café.
Eu quis pagar a conta, Ele quis pagar a conta e por fim, por qualquer coisa que emanava de nós, o dono do restaurante disse que a conta já estava paga e não recebeu, nem de um nem de outro. Não tínhamos que pagar nada. Não percebi, o que é que ele viu para nos oferecer o jantar!

Anónimo disse...

Mas não era um almoço?....

Anónimo disse...

Eu prefiro jantares e se calhar Deus também... temos mais tempo para conversar...
Ao almoço, quase sempre toda a gente corre...e sa calhar Deus também teria que correr com tantas diabrurazitas por aqui na terra...
Bjinhos

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

JorgeFRosa: Agradeço a visita e o comentário. Com tempo, também irei percorrer as folhas do seu Caderno da Alma.

Dad e Ana: Interessante refeição e conversa. Realmente é necessário que a humanidade deixe de ser «infantil». Alguns momentos servem para reflectir muito...

Almoço ou Jantar? Tanto faz! O que interessa é que haja diálogo e luz...

Confessionário disse...

Boa refeição...

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Obrigado. Creio que sim, que foi uma boa refeição...

Já viu onde isto vai!? Lol

Bem haja.

Anónimo disse...

gostei das tuas respostas. A refeição está aprovada com distinção.
www.padre-inquieto.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá os meus sinceros parabéns por estas magníficas respostas. A forma como é descrito este encontro só demonstra uma enorme sensibilidade sobre uma questão polémica como é a religião.