quarta-feira, 8 de junho de 2005

Os Realistas e os Românticos

Os Realistas e os Românticos
.
"Os realistas fazem as pequenas coisas e os românticos as grandes. Um homem tem de ser realista para poder gerir uma fábrica de tachas. Tem de ser romântico para gerir o mundo.
.
É necessário um realista para encontrar a realidade; o romântico é necessário para criá-la. Napoleão é apenas um poeta, Cromwell um entusiasta, César um retórico. A distância entre Henry Ford e John Milton é sempre maior no comboio de regresso.
.
A realização é a morte, porque é o fim. Os romãnticos são sobrevivências, encarnações perpétuas de si próprios."
.
Fernando Pessoa, in 'Heróstato'

12 comentários:

Anónimo disse...

Ao estilo único de Fernando Pessoa, um post do qual gostei bastante.

Anónimo disse...

Eu sou do género romântico, o que por vezes me traz muitos dissabores... Bonita selecção, Gustavo. Gosto imenso de Fernando Pessoa :) Beijo enorme.

augustoM disse...

Caro Gustavo.
Os românticos têm a ousadia de pensar as grandes coisas, ou pelo menos sonhar com elas.
Os realistas, concretizam os sonhos possíveis dos românticos. A diferença entre eles, fica-se muitas vezes pela utopia.
Os românticos são o infinito, para eles não há limites. Os realistas ficam limitados à sua realização.
São os românticos que fazem girar o mundo, usando a engrenagem dos realistas.
Um abraço. Augusto

AnaP disse...

Um dia disseste que eu era a pessoa com os pés mais assentes na terra que tu conhecias... Cada vez estou menos romântica, Amigo. Beijocas*

Anónimo disse...

Será que os nossos actuais governantes pertencem ao realismo ou ao romantismo? É que pelo menos nesta área as teorias românticas começam a ser demais para o nosso gosto.No entanto se a dupla funcionasse como o Augustom diz, seria o ideal...

Na poesia, gosto dos dois estilos, desde que seja um bom poema e bata cá dentro. Beijos

Anónimo disse...

Por mera curiosidade vim aportar a esta página e fiquei encantado. São poucos os espaços na blogosfera que mereçam uma atenção. Este está dentro dos mais agradáveis que já visitei. Faço menção de voltar para ver novas coisas e ler com mais calma.
Deixo o convite para passar pelo meu.

Leonor disse...

Olá gustavo
"a realização é a morte porque é o fim". Sempre aquele pessimismo que sempre o caracterizou. muito teria para escrever sendo inovador senao tivesse morrido.

para responder ao Dad
os políticos pertencem a outros "ismos" mas nao o realismo e muito menos o romantismo.rs

Amita disse...

Quanta Sabedoria nas palavras de Pessoa. Mando-te uma simples flor para que tenhas um fim-de-semana luminoso. Bjo

Anónimo disse...

Cara Leonoretta, os "ismos" dos politicos são o utopismo, o mentirismo, o aldrabismo, o sacanismo, o imbecilitismo, o ignorantismo e muitos "ismos" que se poderiam adicionar a estes mas para
o "Zé Pagode" isto tudo corresponde a porreirismo porque é disto que o povo gosta que é o sofrerismo. Para o povo os politicos são todos uns "gajos porreiros" e só por este motivo os mandam para o poleiro.
Assim interpretei a mensagem da Dad.
Já agora aproveito para dizer que a Dad é uma Grande Senhora, uma Grande Amiga e uma Grande Pintora.

Suor do Xisto

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Olá amigos está na hora de me fazer moderador deste tema...

Maria do Céu: O estilo de Pessoa é de facto inconfundível. Adorei este seu texto, razão pela qual o divulguei aqui. Muitos mais haverão… e que nos fazem parar para pensar a nossa própria existência. Obrigado.

Carla: Penso que também sou do tipo romântico, embora tenha consciência de que por vezes é necessário ser um pouco dos dois. Principalmente quando temos que realizar algo que fomos nós próprios a idealizar...

AugustoM: Estou plenamente de acordo. Mas…, prefiro pensar que todos temos que saber equilibrar os pratos das nossas balanças, tentando ser um pouco dos dois, conforme as circunstâncias…

Ana: Não acredito que tu cada vez estejas menos romântica. As nossas vidas têm fases… Há que saber saborear, tirar o melhor partido, de cada uma dessas fases, e aprender a lição correspondente… Sem dramatismos… Beijo grande.

Dad: Boa pergunta minha amiga! No entanto, a ver vamos se os nossos políticos saberão pôr os seus colegas da AR, e outros… no devido lugar. Acho vergonhoso que os senhores Deputados da Nação Portuguesa venham dizer que lhes estão a ser coarctadas as expectativas profissionais por deixarem de receber as subvenções, etc… Será que não têm consciência da situação real do país em que vivem?

ManuelJFSousa: Obrigado pela visita e pelas suas palavras. Brevemente também irei descobrir as suas palavras…

Leonoretta: Não sei se será pessimismo ver a realização como o fim. Costumo dizer que devemos concluir as coisas, para poder abraçar outras, logo a seguir… Se não concluímos as anteriores, como é que poderemos avançar? Quanto aos políticos, regra geral, e infelizmente, são como tu dizes. Mas, vendo bem, ainda se vão descortinando uns quantos românticos e realistas. Saibam eles trabalhar em conjunto. Tenho é dúvidas de que existam neste Governo ou tenham existido nos anteriores…

Amita: Obrigado pela flor. Ficará mergulhada numa jarra junto a esta janela!

Suor do Xisto: Que exaltação!? Compreendo as dúvidas da Leonoretta, tal como as questões e pensamentos jocosos que o amigo levanta. Será que os senhores políticos que integram o actual Governo, a AR, a PR, as RA, as autarquias, etc… têm a devida noção de que é necessário equilibrar o romantismo com o realismo? È necessário pensar, sonhar este país, sem «medo de existir» (como nos diz José Gil), e levar esses pensamentos, sonhos à prática, de forma construtiva e bem realista.

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Não faz mal.

Já seremos dois românticos...

Não será isso, no entanto, que nos fará perder o Norte, ajudando, antes, a temperar a nossa existência.

No entanto, e como sempre digo, o importante é conseguir ponderar e equilibrar as coisas boas de cada um dos estados de espírito.

Anónimo disse...

quero saber a diferença entre um pensamento realista e um pensamento romantico
-estabelecer 4 diferenças..
(trabalho do colegio).. se alguem poder ajudar .. vou agradecer bastante!
beijooo;*****