domingo, 19 de julho de 2020

Abel Botelho - 150 anos do seu nascimento (2005)

.
António Ramalho, Retrato de Abel Acácio Botelho, 1889, Museu do Chiado
.
.
Abel Acácio de Almeida Botelho
(n. em Tabuaço a 23 de Setembro de 1855 - f. em Buenos Aires a 24 de Abril de 1917)
.
Abel Acácio de Almeida Botelho nasceu na vila de Tabuaço no ano de 1855, no seio de uma família de grandes proprietários rurais e miguelistas ferrenhos. Tendo-se iniciado na carreira militar, acabou por se tornar o expoente máximo do Naturalismo português, na esteira de Emile Zola.
.
Na literatura, o seu primeiro livro foi Lira insubmissa, a que se seguiram O Barão de Lavos, abrindo o ciclo que intitulou de «Patologia Social» (pretendia criticar os vícios da sociedade), O Livro de Alda, Amanhã, Lázaros, Fatal dilema, Sem remédio, Próspero Fortuna e Amor creoulo (a sua última obra).
.
Entre muitos outros motivos de interesse e curiosidades acerca da sua vida e obra, pode-se referir que presidiu à Comissão encarregue de aprovar a Bandeira da República em 1911.
.
Aqui fica uma humilde homenagem a um grande homem de Portugal.
.
.....................................................................................Gustavo de Almeida - Nota: Artigo Publicado neste blog em Março de 2005

7 comentários:

Andre Moa disse...

Abel Botelho, apesar das suas origens, mostrou-se em adulto um homem moderno, avançado para o tempo.Leiam, por exemplo, o seu romance "Manhã" e verão ali estampada a luta de classes, a exploração do homem pelo homem,a luta dos trabalhadores pela sua dignificação. Abel Botelho foi um convicto republicano, daí ter feito parte da Comissão que propôs a bandeira verde rubra para símbolo da pátria. Foi o primeiro embaixador de Portugal na Argentina após a proclamação da república, cargo na altura considerado muito importante, pois que a Argentina foi o primeiro país a reconhecer o Portugal reublicano. Faleceu em Buenos Aires e o seu funeral mereceu honras de Estado, tendo o Presidente da República Argentino homenageado o nosso grande Abel Botelho.
José Guilherme Macedo Fernandes

AnaP disse...

:-) e há um jardim muito bonito com o seu nome numa terra que se não me falha a memória se chama Tabuaço...

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Sim. É verdade. Trata-se do frondoso Parque Abel Botelho, antigo Jardim do Calvário de Tabuaço, e que é um autêntico miradouro dessa vetusta terra de «Tavoaço»...

Anónimo disse...

Confesso que desconhecia... Mas fiquei curiosa e vou procurar.

Anónimo disse...

Honremos os cidadãos que fizeram a nossa história, escrevendo páginas lindas a favor das lutas mais nobres. Abel Botelho é realmente um dos que merece ser lembrado!

Dad

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Um pouco mais sobre Abel Botelho:

http://www.espigueiro.pt/reportagem/46922a0880a8f11f8f69cbb52b1396be.html

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. mood stabilizers indications depakote zyprexa audi of newton audi tt fuse diagram Xcel energy pay bill Moschino skin care products lupron shot for prostate cancer neurontin 2binformation hair loss treatment bmw brake wear Surveillance techniques