domingo, 19 de julho de 2020

Tesouros Artísticos de Tabuaço - Igreja Matriz de Barcos - In Correio de Tabuaço - Edição 1 de 15 de Março de 2004


Tesouros Artísticos de Tabuaço


Igreja Matriz de Barcos

Denominação:
Igreja Matriz de Barcos / Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

Localização:
Povoação de Barcos – Freguesia de Barcos.

Classificação:
Monumento Nacional – pelo Decreto n.º 8175, publicado no Diário do Governo n.º 110, de 2 de Junho de 1922.

Época de Construção:
Sécs. XIII, XIV, XVII e XVIII.

Portal principal, românico

Cronologia Histórica Sumária:
Sécs. XIII / XIV – Edificação do templo, sede de colegiada, no meio da vila de Barcos, com consequente mudança da função paroquial da antiquíssima igreja da Senhora do Sabroso, que era a matriz, para este novo templo (a igreja da Senhora do Sabroso continuou, no entanto, a servir de igreja paroquial a Pinheiros, Carrazedo e Santa Leocádia, até ao séc. XVIII).

Finais do séc. XVII – Execução da talha dos altares e do arco cruzeiro.

Inícios do séc. XVIII – Feitura do Púlpito, em madeira de castanho com embutidos em bronze.

1.ª metade do séc. XVIII – Execução e pintura dos caixotões dos tectos da capela-mor, da nave e da sacristia, e pintura dos belos grotescos que adornam as faces interiores do arco cruzeiro.

1720 – Obras de beneficiação do arco triunfal conforme data epigrafada.

Cerca de 1764 – Alterações no corpo da capela-mor, designadamente através da abertura de novos janelões.

Cerca de 1870 – Destruição do tecto de caixotões da nave.

1992 – Construção de novo tecto na nave, em madeira, pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN).

1998 – Diversas obras de recuperação, pela DGEMN, designadamente a reconstrução do coro-alto, em estrutura metálica, e do pavimento e tecto, em madeira.

Aspecto geral da Capela-mor, seu altar em estilo 
barroco nacional e tecto de caixotões

Tipologia
Templo de arquitectura românica, gótica, maneirista e barroca, com planta longitudinal composta por nave única, capela-mor rectangular, mais estreita e baixa, e sacristia adossada ao lado Norte. Possui cornija sustentada por cachorros com decoração românica. O portal principal, que se rasga no alçado voltado a Oeste, possui arco de volta perfeita, com tímpano cego, e assenta em duplos colunelos laterais, cujos capitéis são decorados com figuras satíricas. As impostas são ornamentadas com motivos fitomórficos, tal como as arquivoltas. A arquivolta exterior encontra-se decorada com pequenas esferas. Os pórticos laterais, góticos, apresentam arco apontado.

No seu interior guarda retábulos e arco cruzeiro em talha dourada do denominado estilo barroco nacional. Conserva excelentes pinturas representando cenas da vida da Virgem e do Senhor no tecto de caixotões da capela-mor, bem como frescos pintados nos muros posteriores dos altares. Dois arcossólios góticos com arco apontado rasgam-se nos muros interiores da nave.

Trata-se de um imóvel sobre o qual ainda recaem muitas incertezas cronológicas quanto à época exacta de edificação, embora a maioria dos autores filie a sua arquitectura de base no estilo românico.

Nas palavras do Reverendo Padre Ismael Vilela (pároco de Barcos entre 1909 e 1938), retiradas da sua obra «A Collegiada de Barcos», de 1924, “a Egreja de Barcos, como as similares romanicas, é severa como uma sentença bíblica, recatada como um cenobita; é como a impenetrabilidade d’um dogma, embora se insinue como uma carícia evangelica (…); mas é um monumento venerando que athesta, com a sua perfeição architectonica, a belleza de um estylo e a religiosidade d’um povo!”.

 Gustavo de Almeida



ALMEIDA, Gustavo Monteiro de, Tesouros Artísticos de Tabuaço - Igreja Matriz de Barcos - In «Correio de Tabuaço», pág. 12, Tabuaço, Edição n.º 1, de 15 de Março de 2004

Sem comentários: