domingo, 19 de julho de 2020

Tesouros Artísticos de Tabuaço - Igreja de S. Pedro das Águias (o Velho) - In Correio de Tabuaço - Edição 0 de 1 de Março de 2004


Tesouros Artísticos de Tabuaço

Com esta primeira edição do Correio de Tabuaço iniciamos uma rubrica referente ao património cultural de Tabuaço. Pretende-se, através da mesma, dar a conhecer aos leitores, em geral, e a todos os Tabuacenses, em especial, o valioso património cultural do concelho, classificado ou não, de uma forma simples e objectiva.

Igreja São Pedro das Águias



Denominação:
Igreja de São Pedro das Águias (o Velho).

Localização:
Lugar de São Pedro das Águias – Freguesia de Granjinha

Classificação:
Imóvel de Interesse Público – Por Decreto n.º 39175 – Diário do Governo n.º 77, de 17 de Abril de 1955. Zona Especial de Protecção – Diário do Governo n.º 132, de 4 de Junho de 1954.

Época de Construção:
Sécs. XI / XII / Inícios do séc. XIII.

Cronologia Histórica Sumária:
Sécs. X / XI – Segundo tradição antiga, terá sido fundada pelos ascendentes dos Távora, D. Tedon e D. Rausendo, que mandaram construir a igreja para albergar pequena comunidade de monges beneditinos.

Cerca de 1117 – Escritura ou prazo de confirmação ligado à fundação do convento entre os frades beneditinos e D. Pedro Ramires e D. João Ramires, padroeiros do mosteiro, e descendentes de D. Rausendo, mudando o Mosteiro para o sítio actual, em Távora.

Séc. XII – Provável reconstrução e melhoramentos.

1170 – O Mosteiro novo aparece já referido como pertencendo à Ordem de Cister.

Entre os sécs. XII e XIX – Os monges bernardos de São Pedro das Águias mantêm o templo primitivo, sendo organizados, com regularidade, procissões e outros actos cultuais.

1834 – Com a extinção das ordens religiosas o edifício é votado ao abandono, acabando por cair em ruína.

Entre 1953 e 1955 – O templo é restaurado e recuperado pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, com grande fidedignidade, uma vez que a maior parte das peças originais encontravam-se entre as paredes muito arruinadas.



Tipologia
Templo de arquitectura românica, de pequena dimensão, com planta longitudinal, orientada, composta por nave única e capela-mor rectangular. Possui cornija sustentada por cachorros. Os portais principal e axial possuem arcos de volta inteira, com arquivoltas assentes em colunelos capitelizados e tímpanos decorados, que se distinguem pela profusa ornamentação figurativa e simbólica, combinando motivos geométricos, fitomórficos, zoomórficos e antropomórficos, a que se junta um Agnus Dei e uma Cruz envolta em laçaria. Uma inscrição em latim no fecho do arco do portal axial pede ao “Deus dos Exércitos” que guarde a entrada e saída do templo. É considerada uma das jóias da arquitectura românica em Portugal, apesar das lendas e incertezas cronológicas que pairam sobre a mesma.

Gustavo de Almeida

ALMEIDA, Gustavo Monteiro de, Tesouros Artísticos de Tabuaço - Igreja de S. Pedro das Águias (o Velho) - In «Correio de Tabuaço», pág. 12, Tabuaço, Edição n.º 0, de 1 de Março de 2004


Sem comentários: