domingo, 19 de julho de 2020

"O Espírito das Águas" - In Correio de Tabuaço - Edição n.º 2 de 1 de Abril de 2004


PINTURA E POESIA


O ESPÍRITO DAS ÁGUAS

A obra

Com o fim de sensibilizar todos para o problema da Água ao nível mundial, e pretendendo consciencializar o cidadão comum acerca do dever que lhe impende em defender aquele recurso precioso, a pintora Dad, natural de Lagos, e o poeta André Moa, natural de Tabuaço, movidos pela paixão comum de criação e de fundamentação da sua cidadania, visualizando uma nova forma de inspiração e influência recíproca nas suas obras, Pintura e Poesia, escolheram, desta feita, o tema da Água, elemento criador e vivificador, e a sua importância para o ser humano enquanto geradora de vida e de sentido.

Desse modo, foi lançado no passado dia 22 de Março, no Auditório da Biblioteca Municipal de Portalegre, o livro e o CD-ROM «O Espírito das Águas», que consubstanciam a reprodução das telas e dos poemas dos autores, sob influência e ode recíprocas, alusivos à água.

O referido projecto conta com o apoio e patrocínio de diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente das Câmaras Municipais de Lagos, Portalegre, Tabuaço e Tavira, da EPAL e do Museu da Água da EPAL, da Junta de Freguesia do Estoril, da Universidade de Coimbra e da Sociedade Agrícola de Pias.

Ainda no que concerne ao livro, este encontra-se brilhantemente prefaciado pela Sra. Dra. Margarida Ruas, Directora do Museu da Água da EPAL e Presidente da APOREM, e pelo Sr. Eng.º Macário Correia, Presidente da Câmara Municipal de Tavira.

No que concerne ao apoio e patrocínio concedido pela Câmara Municipal de Tabuaço, de cuja vila é natural o poeta André Moa (pseudónimo do Sr. Dr. José Guilherme Macedo Fernandes), foi deliberado por unanimidade, em sessão daquele órgão, a aquisição de 350 exemplares do livro com vista à sua oferta, também no passado dia 22 de Março – Dia Mundial da Água – às escolas do concelho, encontrando-se em estudo outras formas de promoção da obra em Tabuaço e que serão oportunamente divulgadas.

Na sequência do lançamento do livro e do CD-ROM foi também inaugurada uma exposição das pinturas de Dad que ilustram o livro, e que irá estar patente na sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Portalegre até ao próximo dia 21 de Abril. Tratando-se de uma exposição itinerante, que os autores pretendem que percorra diversos pontos do país, dado o seu carácter pedagógico, encontram-se já agendadas outras exposições, designadamente no Estoril (em Julho) e em Lagos (15 de Agosto a 15 de Setembro).



CD-ROM com música de compositor tabuacense

Como nota de curiosidade, a versão em CD-ROM da obra o Espírito das Águas, é acompanhada por uma banda sonora de um compositor e interprete também nascido em Tabuaço (Barcos) e desde novo radicado no Brasil. Referimo-nos a Norberto Macedo, conhecido compositor, exímio intérprete e consagrado professor de violão (viola clássica) no Brasil, e que tem vindo a formar muitos músicos brasileiros conhecidos.

Como concertista, Norberto Macedo é considerado um virtuoso intérprete capaz de impressionar com a sua técnica as mais exigentes plateias e de fazer nascer no íntimo de quem o escuta as mais subtis emoções.

A revista americana «Creative Guitar Internacional» publicou há alguns anos um artigo intitulado «Brazilian Macedo Performs, Composes» em que Norberto Macedo foi elogiado tanto pela sua técnica e interpretação, como pelas suas composições, considerando que “o talento de Norberto Macedo impressiona como um diamante lapidado a partir da melhor gema”. Posteriormente, a mesma revista divulgou em versão simplificada o seu choro «Recordações».



Dad – Uma obra plena de emoções

Dad nasceu no Algarve, em Lagos. Desde sempre desenhou e pintou, tendo frequentado o Atelier de diversos pintores amigos. Por eles foi incentivada a mostrar o seu trabalho, o que só aconteceu depois de muitos anos de dedicação à pintura e à cerâmica. Passou por fases diversas, mas as suas mostras públicas só se iniciaram no período em que a sua pintura tomou o caminho do neo-figurativo e da abstracção.

Tendo vivido em Londres, em Luanda e em Paris, onde ainda teve Atelier, foi absorvendo tonalidades, vivências e emoções que muito contribuíram para consolidar as formas, as manchas e as cores que expressa na sua pintura. “Tratando-se de uma pintura sensitiva, projecto de compromisso entre o visível e o invisível”, nas suas próprias palavras, a pintora tem procurado transmitir através de técnicas mistas, ora suaves ora profundas, o eco desses dois planos sempre presentes.

Os seus trabalhos encontram-se em colecções particulares um pouco por todo o mundo e está representada em colecções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente no Museu da Água da EPAL, na APPLA, na EDM, na ROCHE, na Associação Viver Criança, na CEDEMA, na Associação dos Familiares e Amigos dos doentes de Ahlzeimer, etc.

A sua obra é referida nos livros editados pelo Museu da Água da EPAL, na edição de 1993 do livro «As Artes Plásticas em Portugal», na edição «Pintores Portugueses», de 2001, e participou até ao presente em cerca de 70 exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro.

André Moa – Um poeta do Douro

André Moa (pseudónimo literário de José Guilherme Macedo Fernandes, natural de Tabuaço - concelho românico do Alto Douro) cedo manifestou pendor para as artes, nomeadamente para a música e para a poesia. Licenciado em Direito, foi magistrado, advogado, professor, autarca, técnico superior e dirigente da Segurança Social, encontrando-se actualmente a exercer o cargo de Secretário-Geral Adjunto do MSST.

A sua obra literária distende-se pela poesia, pelo teatro, pelo conto, pelo romance e pelo ensaio. Consta da antologia «14 Poetas daqui e de agora» – 1973 (Angra do Heroísmo – Açores). Participou na Exposição Colectiva de poesia e pintura – 1974 (Angra do Heroísmo – Açores), na Exposição de pintura e poesia, com a pintora Dad, “Fusões e emoções” – 2002 (Centro Cultural de Lagos), na Exposição de poesia e pintura dos países de expressão portuguesa, “Sílabas e afectos da Lusofonia”- 2002 (no Centro Cultural Casapiano – Lisboa), e em Exposições de pintura e poesia, com a pintora Dad, em 2002, no Centro Cultural de Lagos, Centro Cultural Casapiano e na Póvoa de Varzim.

Alguns títulos da sua obra:

Cantata da paz em dó menor;
Poemacão;
Poemas indefinidos;
Do sentimento à razão;
P(ovo);
De grau 8;
Espaço disponível;
Liturgia das horas;
Nocturnos;
O pensamento das árvores;
Barqueiro do rio homem;
Noites de argila;
Medos e mitos;
Uma réstia de amor;
O Imperador;
A guerra do Garnel;
Felizmente a vida.

Livros de pintura e poesia, em parceria com a pintora Dad:

«Lorosa’e» e «O Espírito das Águas».


Gustavo Monteiro de Almeida

ALMEIDA, Gustavo Monteiro de Almeida, "O Espírito das Águas", in Correio de Tabuaço, Edição n.º 2, de 1 de Abril de 2004


Sem comentários: