sexta-feira, 22 de abril de 2005

A arte de viver

A arte de viver, Magritte
.
.
"Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência"

Platão
.
.
A maledicência e a inveja são muitas vezes apontadas como obstáculos ao correcto desenvolvimento de qualquer sociedade e das suas vivências.
.
Existindo desde os primórdios da humanidade, nelas se revêem aqueles que se podem apontar como pequeninos de espírito, restando aos outros tentar não ligar, pura e simplesmente, ao fruto da inveja e da maledicência. É verdade... por vezes é muito difícil!!
.
No entanto, muito provavelmente, o ensinamento de Platão será a melhor forma de fazer mitigar a ditadura da pequenez que, infelizmente, ainda reina por aí, fazendo-nos (re)descobrir e (re)criar a arte de viver...

6 comentários:

augustoM disse...

A maledicência é uma consequência da inveja, com ela pretende-se destruir o que se inveja.
Um abraço. Augusto

AnaP disse...

É preciso é sermos impermeáveis ao mal que nos querem. Beijinhos!

Anónimo disse...

Infelizmente um artigo que toca um tema, que cada vez mais os humanos usam, esquecendo coisas tão lindas que trazem dentro de si e que poderiam fazer deste lugar um lugar muito melhor. Parabéns pelo seu artigo.

Anónimo disse...

Já aminha avó dizia , se não quiseres que falem mal de ti ou que te invejem nunca digas que estás bem! Mas mesmo quando estamos mal não a conseguimos evitar. O ser humano vive muito em função do egoísmo , do querer ultrapassar o outro à custa de tudo e de nada. Mas concordo quando dizes que é fruto da inveja e com a intenção de destruri o ser invejado. Gostei do teu blog . Um beijo

Leonor disse...

olá Gustavo.
li, por acaso ainda ontem mas já não sei onde que quando temos inveja de uma pessoa gostamos dela. uma observação que me deixou surpreendida e a pensar porque nunca tinha visto a inveja desse ponto dessa maneira.

mal dizer e invejar é o reconhecimento das capacidades de alguém que queriamos para nós. daí Platão tomar aquela atitude muito acertadinha.

Anónimo disse...

A indiferença é a melhor atitude a ter. Beijo grande :)