sábado, 30 de abril de 2005

Ir mais longe...


"Um parvo em pé vai mais longe que um intelectual sentado. Ou um político."

António Lobo Antunes
.
.

5 comentários:

Leonor disse...

Bom gustavo
não concordo com o autor. Crendo que um parvo será aquele que não saberá fazer linkar isto com aquilo tudo o que ele percepcionar na sua jornada servirá de pouco, enquanto que o sábio no seu gabinete lendo copérnico, newton, galileu chegará a alguma conclusão...
ou não achas?

augustoM disse...

Gustavo, acho que o António Lobo Antunes tem toda a razão. A intelectualidade nem sempre é premiada com a compreensão das pessoas.
Um abraço. Augusto

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Hum...

Vamos por etapas.

Antes de mais nada creio que seria necessário deixar aqui vertido que, quando li este pensamento de Lobo Antunes, optei por transmiti-lo para ver qual a luz que poderá vir a nascer da sua discussão, ainda que possamos vir a ser chamados de intelectuais (felizmente, de forma humilde, aqui revelo que não seria a primeira vez – risos)!!!

Águas de Março: Que dizer da noção de Longe, se é que importa, no pensamento acima referido? Em bom rigor longe poderá ter inúmeros significados:
1. Quando se refere a uma grande distância no espaço (relativamente a um observador ou a um ponto de origem).
2. A uma grande distância no tempo passado ou futuro (relativamente ao momento em ou de que se fala).
3. A um grau avançado, além de certo limite.
4. Ao facto de ser afastado, distante de determinado lugar.
5. Afastado no tempo, distante de determinado momento.
6. Em sentido figurado, poderá significar perspectivas, vislumbres, possibilidades.
7. Também poderá significar, em sentido figurado, progredir material ou espiritualmente.
8. Etc., etc.…

Retirem, pois, as ilações que quiserem…

Leonoretta: No entanto, penso que mais importante seria compreender o significado de «ficar sentado». Com efeito, de que nos vale sermos intelectuais ou políticos se ficarmos sentados (em auto-adulação), após a descoberta de uma solução, depois de desenvolvida uma conclusão no fim de uma imensurável investigação e estudo, se não transmitirmos aos outros essa conclusão, solução, ideia, em proveito de todos e se a não pusermos em prática ou fornecermos a quem de direito para que seja posta em prática.

Aí, sim, se um intelectual ou político ficar sentado, sem partilhar com os outros, ou mesmo agir, podemos facilmente concluir que não valerá de muito a sua existência, não é verdade?

Augusto M: Também é verdade o que escreveu - muitas vezes não são premiados pelo seu esforço, inclusive em termos de compreensão. Pensar dá tanto trabalho…

No entanto, tal como já referi acima, não basta pensar se esse pensamento não for partilhado, ainda que seja simplesmente transmitido oralmente ou escrito num simples livro (desde que chegue a um único leitor já é válido). O desenvolvimento da sociedade passa pela partilha da ideia pensada. Sem isso nada somos, nem chegaremos a qualquer lado.

Anónimo disse...

É verdade :) Por vezes temos tudo na mão para podermos avançar e sermos felizes e fazermos outros felizes... mas ficamos à espera que a vida nos caia no colo. Beijo grande :)

Anónimo disse...

Excellent, love it! »