terça-feira, 19 de abril de 2005

Habemus Papam


"Nuntio vobis gaudium magnum, habemus Papam"


Pouco depois das 16h50 (hora de Lisboa), o fumo branco que saiu da chaminé da capela Sistina revelou ter sido tomada uma decisão, provocando alegria entre os muitos fiéis presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano.
.
A decisão surgiu depois de quatro votações realizadas pelos cardeais - uma ontem à tarde e outras três efectuadas hoje, duas de manhã e mais uma esta tarde.
.
Passados alguns minutos, o cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez aparecereu à janela da Basílica de São Pedro para anunciar o nome do sucessor de João Paulo II, dizendo"Nuntio vobis gaudium magnum, habemus Papam" (Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa).
.
A escolha recaiu sobre o Cardeal Joseph Ratzinger,
que tomou o nome de Bento XVI.
.
Considerado por muitos conservador, talvez devido aos lugares que ocupou, ao longo dos próximos tempos iremos ver se consegue abrir tantas ou mais portas do que o seu predecessor... ou se cumpre a profecia de São Malaquias, revelando-se como a "Gloria Olivae" (Glória da Oliveira), segundo alguns.

3 comentários:

Anónimo disse...

Também fico à espera. São os actos que fazem o homem, não vou magicar muito por enquanto e vou esperar para ver o que sinto nesta nova figura. João Paulo II foi o 'meu' Papa, está no meu coração :) Beijo grande :)

Anónimo disse...

É muito dificil acreditar que Ratzinger se modifique passando a ser Bento! Espero que as portas que a Igreja abriu não voltem a fechar-se!

DAD

AnaP disse...

Não sei qual é essa profecia, mas como não sou particularmente ligada à Igreja, não sinto essa ligação toda ao Papa. De qualquer modo e depois de ter ouvido umas quantas opiniões sobre a questão, parece-me que se foi escolher uma pessoa que, doutrinariamente, segue os passos de João Paulo II e que, previsivelmente, não irá ter um pontificado tão longo, permitindo uma pausa entre o seu predecessor e o seu sucessor. Vi ontem que se com o Karol saiu-se de Itália, agora com o Joseph, mantivemo-nos na Europa.
Beijinhos!