segunda-feira, 4 de abril de 2005

João XXI – Um Papa português

Pedro Hispano Portugalense

Pedro Hispano Portugalense era o nome literário do filósofo português Pedro Julião, nascido em Lisboa entre 1205 e 1210 e falecido em Viterbo em 20 de Maio de 1277.

Estudou ciências humanas em Paris, onde, depois, terá sido professor. Estudou, também, medicina em Salerno ou na Sicília. Foi professor de Medicina em Siena, pelo menos entre 1245 e 1250, tendo neste último ano voltado a Portugal onde desempenhou os cargos de deão da Sé de Lisboa, de arcediago de Braga e de prior da Colegiada de Santa Maria de Guimarães. Tendo sido eleito arcebispo de Braga, não recebeu confirmação dado ter sido escolhido, em 1272, para médico do papa Gregório X, que o fez cardeal-arcebispo de Túsculo no ano seguinte.

Eleito papa em 20 de Setembro de 1276, tomou o nome de João XXI. No seu novo percurso empenhou-se na união a Roma dos cristãos do Oriente e na defesa dos lugares santos da Palestina. No que concerne a Portugal interveio de forma pacificadora nos conflitos surgidos entre D. Afonso III de Portugal e a Santa Sé. Também interveio no conflito entre Afonso de Castela e Filipe de França. Faleceu numa derrocada, enquanto inspeccionava o palácio papal de Viterbo.

Como filósofo e médico foi notável. O seu compêndio de lógica Summulae Logicales tornou-se o livro de texto de quase todas as faculdades de filosofia durante quatro séculos, e, como curiosidade, refira-se que entre 1474 a 1639 foi editado mais de 260 vezes, tendo sido traduzido para as línguas hebraica e grega. É-lhe atribuída a autoria do Thesaurus Pauperum, em que elenca os tratamentos recomendados para doenças de diversas partes do corpo humano. Escreveu muitas outras obras filosóficas e médicas, tendo sido considerado o homem mais douto do seu tempo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Salvo erro, morreu quando a casa onde habitava desabou sobre ele... Um fim inglório para um curto mandato. Uma nota de rodapé da história do papado.

Gustavo Monteiro de Almeida disse...

Sim é verdade. O palácio de Viterbo era onde vivia, e onde faleceu quando o tecto de um dos seus salões ruiu sobre ele.

Suspeito que Pedro Hispano, se tivesse vivido mais tempo, teria trazido grande desenvolvimento e discernimento moral e intelectual à Igreja da época.

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read »