sexta-feira, 15 de abril de 2005

Da leitura à escrita


"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exactidão"

Francis Bacon
.
.
Ao ler esta frase de Bacon, perguntei-me qual desses meios seria o mais importante.
.
Será a escrita por, através dela, se partilhar de forma mais perene o conhecimento?
Se assim o é, por certo caminhará a par com a leitura.
.
Ou será o discurso devido à rapidez, espontaneidade e riqueza do mesmo, apesar se esgotar num momento?
.
Serão todos?
.
Ou nenhum?

4 comentários:

Anónimo disse...

Se tivesse que colocar um de lado, punha de certeza o discurso. Mas por favor... que não me pedissem para escolher entre a leitura e a escrita... amo ambas de igual modo :) Beijo grande :)

AnaP disse...

Neste momento de grande preguiça da minha parte, até tenho posto de lado o pensar... :-( Beijinhos!

Anónimo disse...

Descobri hoje apenas o seu blog, mas desde já lhe digo que está muito agradavel. Continue.

Biranta disse...

Pois eu vejo "a coisa" assim: a leitura "sugere-nos" ideias (e ideiais?), forma-nos o intelecto. Mas é na escrita que as ideias têm de aparecer arrumadas, fazendo sentido, não só para nós, mas também para os outros. E quão difícil é, às vezes, esse "concretizar". Mais! É na escrita que nos confrontamos com as nossas próprias ideias e sua Validade...
Vêem como é difícil?